José Ribeiro Neto

Pós-Doutorando em Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo. Possui graduação (livre) em Bacharel em Teologia – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini (1997), graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (2007), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2015), mestrado (livre) em Teologia do Antigo Testamento – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini (2011), mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é diretor pedagógico – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini, Pastor Titular na Igreja Batista do Vale, professor – Betel Brasileiro, professor – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini e consultor de T.I. – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Hebraico Bíblico, atuando principalmente nos seguintes temas: antigo testamento, crítica textual do Antigo Testamento, Crítica Textual do Novo Testamento, Bíblia hebraica, língua hebraica, aramaico bíblico.

Cursos que ministra:

Pós-Graduação em História de Israel com ênfase no Mundo Bíblico

    Corpo docente

    Ivanilson Bezerra

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (2005), graduação em TEOLOGIA – Seminário Presbiteriano do Sul (1996), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Possui dois pós-doutorado em Educação pela USP E UNISO. Professor e consultor do Instituto Gold – Escola de Psicanálise Clínica e horista – Seminário Presbiteriano do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: educação protestante, maçonaria, Sorocaba. Atuou por vários anos como diretor acadêmico em reestruturação de faculdades, implantação de cursos presenciais e Ead.

    José Maria Cavalcante da Silva

    Mestre José Maria Cavalcante da Silva é um professor e analista junguiano renomado, com formação inicial em Direito e Letras. Ele possui mestrado em Direito, especializações em Direito Penal e Tributário, e pós-graduação em Psicanálise pela Unyleya, além de especialização em Psicologia Analítica pela Uniaberta. Sua carreira inclui atuação como Assessor Jurídico e advogado, bem como educador na Associação de Ensino Superior de Alagoas, onde leciona Direito Tributário. Sua abordagem interdisciplinar, combinando Direito e Psicologia Analítica, enriquece o ensino na Uniaberta, proporcionando aos alunos uma aprendizagem ampla e profunda. Sua dedicação à educação integral e ao bem-estar humano o destaca como uma peça fundamental no corpo docente da instituição.

    Lidice Meyer Pinto Ribeiro

    Pós-Doutoranda pela Universidade Aberta de Lisboa e Pós-Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo (2014). Doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2005), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Docente no curso de Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) – Lisboa – Portugal e no Moriah College, Jerusalém, Israel. Pesquisadora em: Instituto de Cristianismo Contemporâneo ULHT, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Européias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, Cátedra de Estudos de Globalização da Universidade Aberta em Lisboa, e do Grupo de Pesquisas sobre a Mulher e o Feminino na Bíblia Hebraica, Bíblia Cristã, Talmud e Cabala (NA?ARAH) da Universidade de São Paulo, Brasil. Organizadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos do Protestantismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliadora Institucional do INEP/MEC. Atuou junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie por 22 anos, como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e na graduação em Teologia dentre ouros cursos. Foi coordenadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e do Núcleo de Ética e Cidadania nesta mesma Universidade. Realizou pesquisas de campo no interior do Brasil, em Portugal, França, Alemanha, EUA e Itália. Tem experiência nas áreas de Antropologia com ênfase em Antropologia Cultural, Antropologia da Religião e Antropologia Bíblica. Possui livros e artigos científicos publicados nas áreas de antropologia cultural, antropologia da religião e antropologia bíblica, história e etnobotânica. Elaborou e defendeu a tese sobre a existência de um Protestantismo Rural no Brasil, que se difere do protestantismo das áreas urbanas. Atualmente tem se dedicado aos estudos do feminino na Bíblia e nas religiões em geral.

    Josilda dos Santos Nascimento Mesquita

    Doutoranda e Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Faculdade São Bernardo, com pós-graduação em Psicopedagogia Institucional; em Educação Especial – deficiência intelectual e em Supervisão Escolar. Pós-graduanda em Sexualidade Humana pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (CEPPS). Docente na educação básica da rede municipal de São Bernardo do Campo. Atua como psicóloga clinica e supervisora em sexualidade. Trabalhou na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo junto a formação de professores. Atuou como supervisora do PIBID/Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa Gecimas – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade – na Universidade Federal do ABC. Pesquisadora na área da Saúde mental em transtornos da ansiedade, sexualidade e psicanálise, na área de Educação é pesquisadora com ênfase em ensino-aprendizagem, formação de professores e educação sexual.

    Edilson dos Reis

    Tem mais de vinte anos de experiência em Gerenciamento de Conflitos e Negociação em Crises Suicidas. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Bioética do HU/UFMS. Coordenador Técnico e Professor do Curso de Extensão em Prevenção ao Suicídio do HU/UFMS. Pesquisador do Laboratório de Psicologia Clínica: estudos de psicologia, saúde mental e psicoterapia do CNPq na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Teologia pela Universidade Filadélfia (UniFil) Londrina – PR. Estudante de Psicologia no UNIGRAN – Centro Universitário UNIGRAN, Capital – Campo Grande- MS. Possui Pós Graduação em Saúde Mental (ICPG e UNIASSELVI) Indaial – SC. E Pós Graduação em Dependência Química (ICPG e UNIASSELVI) Indaial – SC. Possui Curso de Formação em Bioética e Direitos Humanos (UFMS) Campo Grande MS. Tem formação em Psicanálise Fundamental (IPSP UFMS). Especialista em Gerenciamento de Crise e Mediação de Conflito (Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE PMMS). Especialista em Negociação Policial (Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE PMMS). Especialização Pastoral (STBOB) Campo Grande MS. Major Capelão RR do Corpo de Bombeiros Militar/MS. Capelão Hospitalar do Hospital Universitário HU /UFMS.

    Claudio Bastidas

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É membro-pesquisador do Lapecri-USP (Laboratório de Pesquisas da Criatividade) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.