Josilda dos Santos Nascimento Mesquita

Doutoranda e Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Faculdade São Bernardo, com pós-graduação em Psicopedagogia Institucional; em Educação Especial – deficiência intelectual e em Supervisão Escolar. Pós-graduanda em Sexualidade Humana pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (CEPPS). Docente na educação básica da rede municipal de São Bernardo do Campo. Atua como psicóloga clinica e supervisora em sexualidade. Trabalhou na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo junto a formação de professores. Atuou como supervisora do PIBID/Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa Gecimas – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade – na Universidade Federal do ABC. Pesquisadora na área da Saúde mental em transtornos da ansiedade, sexualidade e psicanálise, na área de Educação é pesquisadora com ênfase em ensino-aprendizagem, formação de professores e educação sexual.

Cursos que ministra:

Pós-Graduação com Formação em Psicologia Analítica, Pós-Graduação com Formação em Psicanálise Clínica, Temas Atuais da Clínica Psicanalítica Contemporânea, O Método Psicanalítico na Clínica

    Corpo docente

    Clarissa De Franco

    Professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, com foco na interface entre Psicologia, Espiritualidade, Gênero e Direitos Humanos. Doutora em Psicologia pela UCES (Argentina) e em Ciência da Religião pela PUCSP, com dois pós-doutorados pela UFABC. Atualmente, realiza seu terceiro estágio pós-doutoral em Psicologia Clínica na PUC/SP. Atua também como psicóloga na UFABC e co-coordenadora o Grupo de Pesquisa Mandrágora NETMAL. É psicóloga junguiana, com ênfase na análise de sonhos.

    Renato Mata

    Oriundo de Miradouro, Minas Gerais, o Prof. Mata traz uma rica jornada de experiências, marcada pela profundidade com que aborda a palavra e suas infinitas nuances, elemento fundamental na constituição de nossa subjetividade e interpretação de textos. Graduado em Letras e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com especialização em Análise do Discurso, o Prof. Mata dedicou mais de duas décadas à educação, influenciando inúmeras vidas em sua passagem pela sala de aula. É autor de obras significativas como “A pá lavra”, “Dois olhares sobre o Monte”, “Eu-Esfinge: decifro-me ou devoro-me” e “Preso no porão”, nas quais explora a riqueza e complexidade da linguagem e sua capacidade de revelar os mais profundos mistérios da existência. No últimos anos o Prof. Mata voltou seu foco para a área terapêutica, imergindo nos estudos de Alquimia, Arteterapia, Hipnose Clínica, Programação Neurolinguística (PNL), Psicanálise e Psicologia Analítica. Hoje, ele se destaca como um terapeuta alquímico, aplicando seu vasto conhecimento e sua abordagem única na promoção do bem-estar e na busca pelo autoconhecimento. Estudar com o Prof. Renato Mata é uma oportunidade única de aprender com alguém que não apenas compreende a complexidade da mente humana, mas também domina a arte de transformar conhecimento em cura. Seu trabalho é um convite a embarcar em uma jornada de descoberta e transformação, explorando os mistérios da psique através da alquimia. Não perca a chance de ser aluno de um dos mais inovadores pensadores no campo da Alquimia aplicada à psicologia. Junte-se a nós e descubra como a sabedoria ancestral, combinada com a ciência moderna, pode iluminar seu caminho para o crescimento pessoal e profissional.

    Claudio Bastidas

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É membro-pesquisador do Lapecri-USP (Laboratório de Pesquisas da Criatividade) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

    Lidice Meyer Pinto Ribeiro

    Pós-Doutoranda pela Universidade Aberta de Lisboa e Pós-Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo (2014). Doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2005), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Docente no curso de Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) – Lisboa – Portugal e no Moriah College, Jerusalém, Israel. Pesquisadora em: Instituto de Cristianismo Contemporâneo ULHT, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Européias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, Cátedra de Estudos de Globalização da Universidade Aberta em Lisboa, e do Grupo de Pesquisas sobre a Mulher e o Feminino na Bíblia Hebraica, Bíblia Cristã, Talmud e Cabala (NA?ARAH) da Universidade de São Paulo, Brasil. Organizadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos do Protestantismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliadora Institucional do INEP/MEC. Atuou junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie por 22 anos, como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e na graduação em Teologia dentre ouros cursos. Foi coordenadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e do Núcleo de Ética e Cidadania nesta mesma Universidade. Realizou pesquisas de campo no interior do Brasil, em Portugal, França, Alemanha, EUA e Itália. Tem experiência nas áreas de Antropologia com ênfase em Antropologia Cultural, Antropologia da Religião e Antropologia Bíblica. Possui livros e artigos científicos publicados nas áreas de antropologia cultural, antropologia da religião e antropologia bíblica, história e etnobotânica. Elaborou e defendeu a tese sobre a existência de um Protestantismo Rural no Brasil, que se difere do protestantismo das áreas urbanas. Atualmente tem se dedicado aos estudos do feminino na Bíblia e nas religiões em geral.

    Patrícia Pazzinato

    Possui graduação em Psicologia e bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), aperfeiçoamento em Psicanálise da Infância e de Bebês, pelo College de France- Paris, CF-PARIS, França (1986), formação em Psicanálise (1980-1990), pelo Instituto Professor Dr. Fábio Landa, especialização em Ensino de Terceiro Grau, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987-1988), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), especialização em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2013), especialização em Dor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2015), doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2019-2020), especialização em Terapia Familiar pela Faculdade Unyleya (2023), doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023). Atualmente é docente e coordenadora do curso de Pós-graduação em Aconselhamento da Faculdade Teológica Batista em São Paulo, e docente na Pós-graduação em Dor no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo. Atua nas áreas: Psicologia Clínica; Atendimento; Supervisão; Docência e Pesquisa

    João Branco

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), tendo atuado na área clínica até o ano de 2012. Graduou-se também em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e exerce a função de professor em cursos e seminários teológicos. Atualmente, encontra-se cursando graduação em Arqueologia e é pós-graduado em Arqueologia do Antigo Oriente Próximo, participando ativamente de escavações em sítios arqueológicos em Israel. Além disso, atua como professor na Uniaberta no curso de pós-graduação de História de Israel.