Edilson dos Reis

Tem mais de vinte anos de experiência em Gerenciamento de Conflitos e Negociação em Crises Suicidas. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Bioética do HU/UFMS. Coordenador Técnico e Professor do Curso de Extensão em Prevenção ao Suicídio do HU/UFMS. Pesquisador do Laboratório de Psicologia Clínica: estudos de psicologia, saúde mental e psicoterapia do CNPq na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Teologia pela Universidade Filadélfia (UniFil) Londrina – PR. Estudante de Psicologia no UNIGRAN – Centro Universitário UNIGRAN, Capital – Campo Grande- MS. Possui Pós Graduação em Saúde Mental (ICPG e UNIASSELVI) Indaial – SC. E Pós Graduação em Dependência Química (ICPG e UNIASSELVI) Indaial – SC. Possui Curso de Formação em Bioética e Direitos Humanos (UFMS) Campo Grande MS. Tem formação em Psicanálise Fundamental (IPSP UFMS). Especialista em Gerenciamento de Crise e Mediação de Conflito (Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE PMMS). Especialista em Negociação Policial (Batalhão de Operações Policiais Especiais BOPE PMMS). Especialização Pastoral (STBOB) Campo Grande MS. Major Capelão RR do Corpo de Bombeiros Militar/MS. Capelão Hospitalar do Hospital Universitário HU /UFMS.

Cursos que ministra:

Curso de Intervenção, Manejo e Superação em Crises de Risco de Vida (Morte, Perda, Suicídio e Luto)

    Corpo docente

    Vinicius Esperança

    Doutor em sociologia pelo IESP/UERJ e mais de uma década de experiência como professor na pós-graduação em Psicanálise e Psicologia Analítica da Uniaberta, o Prof. Vinicius é uma autoridade em sua área. Seu compromisso com o ensino e sua paixão pela compreensão da mente humana o tornaram uma figura influente e respeitada na comunidade acadêmica e nas redes sociais brasileiras. Com mais de 80 mil seguidores em suas redes sociais e como apresentador do canal “Arte do Bem Viver”, o Prof. Vinicius Esperança compartilha insights valiosos sobre a Psicanálise, tornando-a acessível a todos que desejam aprender e explorar esse campo fascinante. Se você está ansioso para embarcar em uma jornada de aprendizado profundo sobre Teoria Psicanalítica das Neuroses e Psicoses, bem como uma Introdução à Clínica Psicanalítica, o Prof. Vinicius Esperança é o guia ideal. Sua experiência, paixão e habilidade em transmitir conhecimento tornam seus cursos uma oportunidade única de crescimento intelectual e pessoal. Não perca a chance de aprender com um dos melhores na área. Junte-se ao Prof. Vinicius Esperança em sua jornada de exploração da mente humana e descubra os segredos por trás das neuroses e psicoses. Sua sabedoria e dedicação o guiarão na busca pelo entendimento da complexidade da psique humana.

    Clarissa De Franco

    Professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, com foco na interface entre Psicologia, Espiritualidade, Gênero e Direitos Humanos. Doutora em Psicologia pela UCES (Argentina) e em Ciência da Religião pela PUCSP, com dois pós-doutorados pela UFABC. Atualmente, realiza seu terceiro estágio pós-doutoral em Psicologia Clínica na PUC/SP. Atua também como psicóloga na UFABC e co-coordenadora o Grupo de Pesquisa Mandrágora NETMAL. É psicóloga junguiana, com ênfase na análise de sonhos.

    José Ribeiro Neto

    Pós-Doutorando em Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo. Possui graduação (livre) em Bacharel em Teologia – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini (1997), graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (2007), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2015), mestrado (livre) em Teologia do Antigo Testamento – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini (2011), mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é diretor pedagógico – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini, Pastor Titular na Igreja Batista do Vale, professor – Betel Brasileiro, professor – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini e consultor de T.I. – Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Hebraico Bíblico, atuando principalmente nos seguintes temas: antigo testamento, crítica textual do Antigo Testamento, Crítica Textual do Novo Testamento, Bíblia hebraica, língua hebraica, aramaico bíblico.

    Lidice Meyer Pinto Ribeiro

    Pós-Doutoranda pela Universidade Aberta de Lisboa e Pós-Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo (2014). Doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2005), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Docente no curso de Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) – Lisboa – Portugal e no Moriah College, Jerusalém, Israel. Pesquisadora em: Instituto de Cristianismo Contemporâneo ULHT, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Européias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, Cátedra de Estudos de Globalização da Universidade Aberta em Lisboa, e do Grupo de Pesquisas sobre a Mulher e o Feminino na Bíblia Hebraica, Bíblia Cristã, Talmud e Cabala (NA?ARAH) da Universidade de São Paulo, Brasil. Organizadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos do Protestantismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliadora Institucional do INEP/MEC. Atuou junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie por 22 anos, como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e na graduação em Teologia dentre ouros cursos. Foi coordenadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e do Núcleo de Ética e Cidadania nesta mesma Universidade. Realizou pesquisas de campo no interior do Brasil, em Portugal, França, Alemanha, EUA e Itália. Tem experiência nas áreas de Antropologia com ênfase em Antropologia Cultural, Antropologia da Religião e Antropologia Bíblica. Possui livros e artigos científicos publicados nas áreas de antropologia cultural, antropologia da religião e antropologia bíblica, história e etnobotânica. Elaborou e defendeu a tese sobre a existência de um Protestantismo Rural no Brasil, que se difere do protestantismo das áreas urbanas. Atualmente tem se dedicado aos estudos do feminino na Bíblia e nas religiões em geral.

    Claudio Bastidas

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É membro-pesquisador do Lapecri-USP (Laboratório de Pesquisas da Criatividade) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

    Nelson Celio de Mesquita Rocha

    O Professor Dr. Nelson Celio é um renomado teólogo sistemático e especialista em História de Israel. Sua formação inclui graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, bem como mestrado e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua pesquisa concentra-se na intersecção entre criação, salvação e a dinâmica do Espírito Santo. Como educador, ministrou diversas disciplinas no Seminário Teológico Presbiteriano Simonton, desde Apologética Cristã até Teologia Contemporânea, proporcionando aos alunos uma compreensão abrangente da matéria. Sua habilidade em conectar teologia sistemática, história bíblica e cultura hebraica torna suas aulas ricas e informativas. Além de suas contribuições acadêmicas, Dr. Nelson desempenhou funções de liderança, incluindo coordenação de pós-graduação e presidência de comitês acadêmicos, demonstrando seu compromisso com a excelência educacional. Na Uniaberta, sua expertise em teologia e história bíblica enriquece o corpo docente, oferecendo aos alunos insights valiosos que transcendem disciplinas. Sua abordagem pedagógica inovadora promove um ambiente de aprendizado dinâmico e prepara os alunos para uma compreensão integrada da fé, história e prática religiosa.